sexta-feira, 22 de julho de 2011

Benefícios da Uva Passa




Saúde dos Ossos
Os benefícios da uva-passa para a saúde óssea parecem estar associados à sua alta concentração de boro, elemento-traço essencial ao desenvolvimento de ossos e ligamentos.
O boro pode ter papel na prevenção ou diminuição da perda óssea na pós-menopausa. Um estudo sobre a suplementação em boro mostrou que, em doses equivalentes às obtidas em dietas ricas em frutas e vegetais, o aporte de boro reduziu a desmineralização dos ossos e a perda do cálcio.
Há também alguma evidência experimental da ação do boro no tratamento de sintomas da artrite. Em ratos com artrite induzida, a suplementação de boro lebou à menor formação de edemas e inflamação.

Câncer de Cólon
A uva-passa pode ter uma ação preventiva no câncer colorretal por sua quantidade de fibras em geral e, especialmente, por ser rica em oligofrutossacarídeos de ação prebiótica.

As fibras aceleram o trânsito intestinal, o que pode ajudar na eliminação de agentes carcinogênicos. Estudos in vitro com células cancerosas do cólon mostram que ácidos graxos produzidos pela fermentação das fibras no aparelho digestivo inibem a proliferação dessas células. Os prebióticos da uva-passa estão associados a esse processo. Essas substâncias se formam no processo de desidratação da uva, não sendo detectáveis nas uvas frescas.
A quantidade significativa de ácido tartárico da uva-passa também é benéfica ao cólon, a substância acelera o trânsito intestinal, fator associado à prevenção de câncer colorretal.

Doenças Cardiovasculares
A pontencial capacidade cardioprotetora da uva-passa está diretamente relacionada ao seu teor de fibras e de compostos fenólicos. Entre outros efeitos, as fibras diminuem a absorção de colesterol e influem na produção de ácidos graxos pela flora intestinal. Os polifenóis podem prevenir a aterosclerose por seu potencial antioxidante e por sua atividade anti-inflamatória.
Há estudos apontando o aumento da qualidade antioxidante dos compostos fenólicos durante o processo de desidratação de frutas, aumentando a capacidade de a uva-passa influir positivamente nos processo oxidativos que levam a doenças crônicas.
Um estudo recente mostrou que acrescentar uva-passa à dieta tem efeito positivo nos lípides sanguíneos, reduzindo os níveis de colesterol LDL e de substâncias inflamatórias. Esse e outros estudos também mostram que a uva-passa, assim como outras fontes de carboidratos ricas em fibras e fitoquímicos, não aumenta o nível de triglicérides no sangue, um dado importante na prevenção de doenças cardiovasculares.

Fonte: Revista Nestlé Bio - Nutrição e saúde/ano 3 - número 10 - dezembro de 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário